quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em Exclusivo os Hourswill falam ao Metal em Portugal



José Bonito e Nuno Damião falam sobre a sua banda.
*1º Como se conheceram ?
*José Bonito:* Eu e o Nuno Peixoto já tínhamos tocado juntos, num projecto, no início dos anos 90, que entretanto de desagregou e seguimos caminhos musicais diferentes. O Nuno Damião também já é amigo pessoal de ambos desde há vários anos. O Rúben e o Rodrigo apareceram mais tarde e um pouco por acaso, já numa fase em que eu e os dois Nunos já nos encontrávamos a trabalhar em algumas ideias em conjunto.
*2º como e quando surgiu a ideia de Formar uma banda?
*José Bonito:* Como somos amigos pessoais de longa data, fomos mantendo o contacto e por volta de 2003 / 2004, o Nuno Peixoto propôs-me a ideia de voltarmos a tocar juntos. Fomos desenvolvendo ideias sozinhos e experimentando músicos, e os elementos actuais foram surgindo e enquadrando-se na linha musical que fomos idealizando para o projecto.
*3º qual o género de metal predominante no vosso som?
* *Nuno Damião:* É uma questão interessante, até porque para nós não é de fácil resposta… Todos nós ouvimos vários sub-géneros dentro do Metal, desde as bandas primordiais no género, como por exemplo Black Sabbath ou Judas Priest até às mais recentes. Talvez a ênfase esteja maioritariamente focada no Thrash e Death Metal dos anos 80 e 90 por serem os mais consensuais dentro dos gostos pessoais de cada um, mas não nos limitamos apenas a esses estilos. Todos nós ouvimos inclusive bandas de Hard Rock, Rock Progressivo e até outros estilos de música, bem como dos restantes sub-géneros dentro do Metal, e obviamente, embora não de forma consciente, isso acaba por ter alguma influência na sonoridade global da banda.
*4º Em termos de trabalho já contam com algum EP ou Album editado? se não para quando está previsto?
* *Nuno Damião:* Neste momento temos já alguns temas compostos e estamos ainda em fase de composição de outros com vista a um futuro lançamento, mas não temos ainda qualquer data prevista para isso. Igualmente, o formato desse lançamento também ainda não está decidido e só o iremos decidir quando chegar a altura apropriada e de acordo com os recursos que tivermos ao nosso alcance. No entanto, é possível que ainda este ano seja lançada uma demo para fins promocionais que irão conter alguns desses temas.
*5ºquais são as bandas que marcaram as vossas influencias?
* *Nuno Damião:* Tal como referido anteriormente, são várias as bandas que influenciam a nossa sonoridade, desde o Rock clássico dos anos 70 até a algumas bandas da actualidade. Para se ter uma ideia geral, desde Led Zeppelin a Morbid Angel, passando por King Crimson a King Diamond, ou Rainbow e Queensryche, por exemplo. É demasiado abrangente para falarmos só de determinadas bandas específicas, porque são demasiadas para referirmos todas, e todos temos gostos muito variados.
*6º qual é a vossa opinião sobre o actual panorama do metal em Portugal?
*Nuno Damião:* Nós todos já tivemos outros projectos anteriores, portanto, já temos alguma maturidade para ter uma visão global da ‘indústria musical’ no nosso país, em particular do underground metálico, e de facto nota-se evolução a alguns níveis. A nível musical, têm aparecido boas bandas no nosso underground, bons projectos, variedade musical, e nota-se que cada vez mais os músicos fazem o seu papel no que diz respeito a tentarem ser o mais profissionais possível. Onde as bandas portuguesas falham é na tentativa de internacionalização, que consideramos indispensável para manter uma carreira sustentável e perdurável, pois o nosso meio é demasiado limitado para isso. A culpa desta situação não pode ser, na nossa opinião, atribuído às bandas, pelo que o mais provável é continuarmos a assistir ao definhar lento de alguns projectos que noutras condições poderiam eventualmente ombrear com outros nomes estrangeiros. Também se nota uma evolução considerável em termos de produção, e isso nota-se no som global dos álbuns mais recentes. Os meios tecnológicos disponíveis actualmente, nomeadamente o advento da internet, veio trazer alguma abertura e permitir maior divulgação do que se vai fazendo a quem procura essa informação. No entanto, o metal continua, e provavelmente continuará, a ser ‘estigmatizado’ e ‘marginalizado’ pelo público mais generalista, que não acedem a essa informação, uma vez que esta que não é divulgada nos meios mais comuns. Ainda no aspecto tecnológico, hoje em dia já é possível para muitos músicos editarem as suas criações de uma forma totalmente independente com uma qualidade aceitável, o que é sem dúvida uma vantagem. Apesar de existirem actualmente vários espaços para actuar, continua-se a viver da ideia de que os músicos são obrigados a pagar do próprio bolso para tocarem ao vivo, devendo ficar agradecidos pela oportunidade de divulgarem o seu som ao vivo. Não podemos concordar com a ideia de que toda a gente receba a sua parte, desde promotores, técnicos e casas de espectáculos e que os músicos não, quando de facto são a razão principal para a existência deste tipo de eventos. Também ainda não nos parece existir um nível cultural suficiente no público para se deslocarem a espectáculos de bandas underground, que parecem estar sempre dispostos a gastar balúrdios em grandes espectáculos e sempre relutantes em gastar quantias irrisórias, quando comparados os preços, para verem e apoiarem bandas amadoras. Resumindo, existe sem dúvida uma notória evolução a nível estrutural, por assim dizer, mas ainda um longo caminho a percorrer ao nível das mentalidades…
*7º já tem agenda de concertos para 2012 ?
* *Nuno Damião:* Estamos a desenvolver contactos nesse sentido, já com algumas datas em vista, mas ainda não temos nada confirmado.
*8º já realizaram algum vídeo onde se possa ver o vosso trabalho.
*Nuno Damião:* Nós criámos um canal de youtube para divulgação do nosso trabalho (que poderão conferir em http://www.youtube.com/user/Hourswill) mas de momento apenas dispomos de um single promocional que gravámos há algum tempo, praticamente no início do projecto, a nível experimental e que aproveitámos para fins promocionais, e alguns excertos de um vídeo amador do nosso 1.º concerto. Portanto, nada ainda a nível muito sério…
*9º Apresentem a banda e os seus elementos.
* Nuno Damião - voz, Rodrigo Louraço – guitarras, José Bonito – guitarras, Ruben Chamusca – baixo, Nuno Peixoto – bateria.




Fonte: Metal em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário